quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Escrever mal e mal escrever, dá saúde e faz "emburrecer"



Hoje tenho mesmo que falar da escrita e de dicção. Não saber falar e consequentemente escrever como se fala, logo escrever mal, é uma coisa que me supera, que me põe os nervos em franja, especialmente quando se trata de pessoas que poderão denegrir a imagem de outrem.
O nº 2 aqui da empresa é retrato disso mesmo, é uma pessoa com pouca formação académica, mas com muitos anos vividos, no entanto, é que mais denigre a imagem da empresa, e eu, que sou responsável por toda a comunicação e imagem (externa e interna) da empresa, fico doente com o que vejo, mas infelizmente as coisas só me chegam, as mãos quando já transpuseram as portas.Recentemente criei uma nova língua, um novo idioma – Joanês – derivado do nome da pessoa em questão.
Vou transcrever para aqui algumas palavras/ expressões que por aqui leio, e que não sei como é que ainda não me deu nenhum ataque de coração. Eu até vou separar isto por categorias (pérolas e diamantes) porque de facto são coisas dignas de registo e de divulgação, para bem da minha sanidade mental.


As Pérolas:


Pugrama (leia-se Programa)
Resisto (leia-se Registo)
Sube (leia-se Soube)
Truxe (Leia-se Trouxe)
Númaro (Leia-se Número)
Fedorico (Leia-se Frederico)
Dá-le / Dei-le (Leia-se Dá-lhe / Dei-lhe)

E os Diamantes em bruto:


Acuntos Pedentes (Leia-se Assuntos Pendentes)
Obras para Exucotar (Leia-se Obras para Executar)

E a última (das que me lembro assim de repente):

Auceleares (Leia-se Auxiliares)

Eu brado aos céus e aos infernos com este homem, só eu e “Deus” sabemos o esforço que eu faço pa não me rir a gargalhada na cara dele, e o pior disto tudo é que isto multiplica-se e também cá tenho o filho dele a trabalhar e que é igualzinho ao pai, o que vale é que quem sai aos seus não degenera, e eu saio muito ao Sr. Nº 1 daqui.


Mas eu até estou a relatar tudo com a perspectica humorística da coisa, mas falando bem mais a sério, que imagem é que passa para o exterior de uma empresa que deixa passar tantos disparates e tantos erros para a rua? O que irão pensar de nós? Com certeza que não há organização, nem nenhum tipo de cuidado nem de controlo!! Pois claro, se aquele homem não estivesse cá, tudo correria bem!!


Aaaaaaahhh agora sim desabafei!!!!

2 comentários:

Anita disse...

Olá =)

Bemmm, que jóias aí não tens! ahahahah

Mas sim, de facto é de lamentar a escrita desqualificada de muitos portugueses. Nem vamos mais longe senão aos que antecedem a faculdade. Ainda no outro dia estava eu com uma miúda com os seus 18 aninhos e de repente ela diz "Bem, quando eu ir pra faculdade, vai ser fantástico!" e eu (pessoa perfeccionista e irritante que tem por mania corrigir tudo e todos ao ínfimo pormenor na gramática) corrigi-a, lembrando-me da minha priminha de 7 anos que diz exactamente o mesmo! :/ Meu Deus, leitura, mtaaa leitura precisa-se!

Bjs

Miss R. disse...

Pois eu também sou uma perfeccionista do pior e estou sempre a corrigir as pessoas que falam mal!!
As pessoas não lêem nada, não têm cultura nenhuma! mas para mim o pior é mesmo quando ouço as pessoas dizerem coisas do género: prontos, ouvistes, fostes, quisestes, fizestes, etc...
e eu tinha 1 professor na faculdade que era doutorado, e falava exactamente assim, ainda para mais, um professor de um curso de relações publicas marketing e publicidade, onde efectivamente temos que saber escrever e falar bem!!